segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cupcake de paçoca

Cupcake de paçoca

Essa eu vi lá no Cupcakeando e tive que fazer. Trata-se de um simples mas saborosíssimo cupcake de paçoca. É rápido de fazer, fica muito gostoso e não é complicado pra deixar apresentável.
Vamos aos ingredientes.

Cupcakes de paçoca
Rende: 12 cupcakes

113g de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos
1 gema
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
pitada de sal
1/4 de xícara de leite
3 paçocas rolhas despedaçadas

Como eu sou chato, eu primeiro separo todos os ingredientes e deixo-os devidamente medidos, somente esperando para serem utilizados. A única exceção é com os ovos, que devem ser quebrados no momento de utilizá-los. Isso agiliza muito na hora do preparo.

Com tudo separado vamos começar pela manteiga e o açúcar. Eu usei açúcar refinado, mas se preferir pode usar o cristal, no problems! Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até ficar bem cremoso. Já deixe o forno esquentando em temperatura baixa (180º) para receber seus bolinhos.

Quando já tiver seu creme de manteiga e açúcar no ponto, acrescente os ovos um a um (lembra?). Dica de novato: não quebre os ovos direto na batedeira, para não correr o risco de cair casca do ovo na massa. Após adicionar cada ovo, deixe a massa bater um pouco para misturar bem. No final, coloque a gema solitária e a dose de extrato de baunilha e bata mais um pouco.

Agora é a parte chata e que faz sujeira! Num pote grande (mas não muito) peneire a farinha, o sal e o fermento. Pra que isso? Pra que os três ingredientes sejam misturados mais igualmente, tornando a massa mais homogênea. Isso melhora muito a qualidade do produto final. Adicione as paçocas despedaçadas e separe em três partes iguais (você já vai ver poque).

Lembra daquela massa que está lá na batedeira? Então, você vai adicionar a farinha peneirada com os outros ingredientes. Como você vai fazer isso? Intercalando com a adição do leite. Assim ó: você coloca uma das três partes da farinha (que você já tinha separado) e coloca metade da quantidade separada de leite. Bata um pouco. Depois você coloca outra parte de farinha e o restante do leite. Bata mais um pouco. E pra terminar, adicione a última parte de farinha. Bata bem para misturar todos os ingredientes.

Coloque a massa nas forminhas e leve no forno pré-aquecido por cerca de 16 minutos. Aqui em casa levou mais ou menos 30 minutos par aficar pronto. Como o tempo pode variar de forno para forno, verifique se o bolo está pronto colocando um palito de dente no mesmo. Se ele sair limpinho (sem bolo grudado) então o bolo está no ponto!

Hummm.... Bão demais sô!

Cobertura de doce de leite e paçoca
Rende: cobre aproximadamente 15 cupcakes

500g de doce de leite pastoso
4 paçocas rolhas despedaçadas

Para a cobertura, o processo é bem simples. Numa panela, ferva o doce de leite, mexendo sem parar, por cerca de 10 minutos. Ele vai se tornar um pouco mais líquido, mas tudo bem. Se atente ao tempo. Uma dica é usar doce de leite de qualidade, o que ajudará na consistência correta para usar como cobertura.

Depois de fervido, coloque o doce de leite num recipiente e cubra com filme plástico (aquele que vem em rolinhos, que você usa pra tampar potes que perdeu a tampa!), fazendo com que o filme toque a superfície do doce, para que não se forme uma casquinha mais dura no mesmo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente e use com um saco de confeiteiro para fazer a cobertura do bolinho.

Pra completar, polvilhe seus bolinhos cobertos com doce de leite com a paçoca despedaçada. Coloque-a com cuidado par anão fazer lambança! E pronto! Um delicioso bolinho para você curtir depois de um almoço ou em um café com amigos.

Fonte: Cupcakeando